A faculdade de fisioterapia é procurada por quem está buscando atuar diretamente na área de fisioterapia, tanto na prevenção de lesões quanto na reabilitação de pacientes.
O profissional atua na realização de sessões, que visam o tratamento de lesões e/ou doenças que podem causar redução de mobilidade, ou dores. Normalmente, o tratamento é baseado em técnicas, massagens e aparelhagem específica.
Seu sonho é atuar como fisioterapeuta? Acesse a Estácio e dê o primeiro passo!
Como é a formação na faculdade de fisioterapia?
Na conclusão do curso, os formandos são qualificados para conceder diagnósticos, realizar atendimentos realizados à terapias na fisioterapia, que são adequados ao problema apresentado pelo paciente.
Os pacientes podem apresentar diversos problemas, como:
- Mobilidade reduzida;
- Reabilitação de lesões;
- Reabilitação de acidentes;
- Dores locais;
- Doenças.
Os profissionais são formados para entender o sofrimento dos pacientes e atuar para resolver ou amenizar, dependendo da situação do paciente.
Além disso, a comunicação entre paciente e fisioterapeuta é muito importante, pois através de uma conversa sincera é possível identificar diversas causas para o problema apresentado.
Já com o diploma em mãos, é possível escolher caminhos diferentes na fisioterapia, como:
- Clínicas de reabilitação;
- Clínicas de depilação à laser;
- UTI;
- Hospitais;
- Atendimento particular;
- Academias;
- Eventos esportivos.
No entanto, existem mais opções, e o fisioterapeuta pode explorar todas as possibilidades, seguindo o seu sonho e a sua vocação profissional.
Entenda mais sobre a faculdade de fisioterapia
Na faculdade de fisioterapia, os alunos possuem acesso para a formação profissional, para se tornar um profissional devidamente capacitado, para atuação em uma das áreas que estão mais evidentes atualmente, principalmente em função da pandemia.
O trabalho exercido pelo fisioterapeuta consiste em:
- Avaliação do problema apresentado pelo paciente;
- Indicação dos tratamentos com resultados mais efetivos para tal condição;
- Avaliação do histórico médico;
- Acompanhamento da evolução do paciente;
Com o curso, o profissional tem o direcionamento de carreira para ser humano, generalista, reflexivo e crítico, permitindo uma avaliação mais precisa dos problemas relatados pelo paciente.
Mercado de trabalho para o fisioterapeuta
A fisioterapia está regulamentada no Brasil, onde a atuação com pacientes só é autorizada mediante a obtenção do registro junto ao órgão responsável, o CREFITO.
O fisioterapeuta atua na recuperação dos movimentos que estão limitados, devido à alguma condição clínica, que está sendo tratado pelo profissional. Além disso, ele também cuida da prevenção da ocorrência de novas lesões e dores.
A prevenção de acidentes também faz parte do dia-a-dia desses profissionais. Por isso, sua atuação é muito requisitada nas áreas desportivas, na recuperação de atletas e cuidando para evitar que novas lesões ocorram.
Para que seja possível indicar o melhor tratamento clínico para seus pacientes, é feito uma análise criteriosa dos laudos médicos apresentados pelo paciente, e também uma avaliação física, para entender se a condição do momento.
A avaliação física permite a avaliação da escala de dor do paciente, permitindo um tratamento direcionado para aliviar as dores, e posteriormente tratar o motivo das dores.
As áreas mais comuns praticadas após a formação, são:
- Desportiva
- Trabalhista
- Indústria de Equipamentos
- Ortopedia
- Traumatologia
- Intensivista
- Neonatal
- Infantil
- Saúde Preventiva
- Estética
As áreas acima são as áreas mais comuns de atuação, mas existem outras possibilidades que podem ser exploradas pelo profissional.
Como é a curso?
A duração do curso é de 05 anos, para conseguir o diploma correspondente, e que permite a atuação direta com o atendimento de pacientes.
Na grade curricular, existem disciplinas, como:
- Biologia;
- Saúde pública;
- Anatomia;
- Fisiologia.
Todas elas são necessárias e complementam o aprendizado, já que o fisioterapeuta precisa entender o funcionamento do corpo humano em detalhes, para que seja possível identificar qual o melhor tratamento em cada situação.
Além disso, grande parte dos cursos espalhados pelo Brasil ofertam cursos práticos, ou seja, presenciais. A modalidade EAD não é aplicável ao curso, uma vez que é necessário a prática em muitas das aulas.
E a pós-graduação em fisioterapia, como funciona?
Bem como em outras profissões, o fisioterapeuta também deve continuar agregando conhecimento ao longo da sua trajetória profissional. Por isso, a pós-graduação é tão importante.
Mesmo que na faculdade de fisioterapia, o aluno tenha acesso à diversas disciplinas e em vários formatos, a pós-graduação é um direcionamento de carreira, para quem quer se especializar em determinado assunto.
Um exemplo é a fisioterapia estética, que está crescendo bastante a demanda no mercado, em alguns segmentos da beleza, como na depilação a laser, é necessário que o procedimento seja realizado por um fisioterapeuta, para garantir a segurança do paciente.
Além disso, com a pandemia, outra área dentro da fisioterapia que ganhou evidência, foi a fisioterapia respiratória, necessária para os pacientes mais graves da Covid-19 ou pacientes que foram intubados.
Diferente do que acontece na graduação, na pós-graduação, é possível encontrar cursos EAD e Semipresencial, com duração média de 10 meses, e com certificado válido em território nacional.
Por isso, se você já é profissional da área, invista em uma especialização, caso deseja atuar em uma área específica.